Policiais militares viram réus por execução de duas vítimas na Baixada Santista

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

05/02/2025

Dois oficiais da Polícia Militar e um cabo da corporação se tornaram réus por envolvimento na execução de duas vítimas na Baixada Santista, durante a Operação Verão 2023/2024. As denúncias foram apresentadas em dezembro do ano passado pela força-tarefa do Ministério Público de São Paulo (MPSP), composta por promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (GAESP) e do Tribunal do Júri.

No primeiro caso, a Justiça recebeu a denúncia contra um major da PM no dia 28 de janeiro. O oficial responderá por homicídio qualificado cometido na cidade de Santos, uma vez que a versão apresentada por ele, de que a vítima estava armada, foi desmentida pela investigação do MPSP.

No segundo caso, um capitão e um cabo da corporação se tornaram réus por decisão judicial proferida nesta terça-feira, 4. Ambos responderão por homicídio duplamente qualificado na cidade de São Vicente. Segundo as investigações, houve alteração da cena do crime para simular que as vítimas estavam armadas, além da obstrução de câmeras operacionais para impedir a gravação da ocorrência.