Programa Voa Brasil vende 28,5 mil passagens em seis meses

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

05/02/2025

O programa Voa Brasil, criado para oferecer passagens aéreas a preços populares para aposentados do INSS que não tenham viajado nos últimos 12 meses, comercializou 28.500 bilhetes nos primeiros seis meses de funcionamento. Segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos, esse volume de vendas equivale à ocupação de 220 aeronaves.

O desempenho do programa teve destaque mês de janeiro de 2025, quando foram vendidos 5.308 assentos, um aumento de 15% em relação a dezembro do ano anterior. Os destinos mais procurados pelos beneficiários foram Rio de Janeiro e São Paulo.

Apesar dos números expressivos, as passagens comercializadas até o momento representam apenas 1% do compromisso assumido pelas companhias aéreas dentro do programa. O governo prevê que as empresas disponibilizem um total de três milhões de bilhetes ao preço de até 200 reais.

Lançado em julho de 2024, o Voa Brasil permite que cada aposentado adquira até dois trechos por ano, com passagens disponibilizadas diretamente pelas companhias aéreas, sem qualquer subsídio governamental. Os bilhetes ofertados correspondem a assentos ociosos nos voos das empresas participantes.