PopMundi

3.610 pessoas passaram pelas unidades de urgência em um único dia

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

12/05/2022
As unidades municipais, que prestam atendimento de urgência e emergência na cidade, registraram na última terça-feira (10), um número recorde de pacientes. Segundo a Secretaria de Saúde, 3.610 pessoas passaram pelos Prontos-Socorros 'Dr. Álvaro Azzuz', Infantil "Dr. Magid Bachur Filho" e as UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita.
 
O pronto-socorro adulto contabilizou 1.523 atendimentos e o infantil, 630 pessoas. Já as UPAS, registraram 831 e 626 atendimentos, no Aeroporto e Anita, respectivamente.
 
Ao analisar as informações encaminhadas pela Secretaria de Saúde, o prefeito Alexandre Ferreira declarou que a demanda cresceu consideravelmente nos últimos meses, tendo em vista que a rede pública municipal recebeu mais de 20 mil novos usuários, se comparado ao ano passado. 
 
Para o prefeito, esse crescimento da demanda é reflexo da pandemia da Covid-19, o que comprometeu o acompanhamento, o tratamento de várias comorbidades e doenças, como dengue, gerando o acúmulo de atendimentos, atualmente. 
 
As obras de readequação do Pronto-Socorro Infantil, anunciadas no mês passado, tem previsão de conclusão nesta semana. É previstos  a ampliação da recepção da unidade, melhorando o acolhimento dos pacientes, além da adaptação das alas de observação, que vão ser dotadas, nos próximos dias, de poltronas para a acomodação das mães e responsáveis, além de uma farmácia, que vai funcionar, diariamente, das 7 às 19h, para a entrega de medicamentos padronizados pela rede, exclusiva para os pacientes, que passarem por atendimento no local e saírem com receita médica, evitando novos deslocamentos dos pais. 
 
Além disso, foi determinado a realização de estudos para a abertura de mais leitos no Pronto-Socorro adulto, que conta com um espaço físico maior, visando desafogar o atendimento nas UPAS’s. 
 
Outras medidas adotadas  foram a contratação imediata de mais 18 enfermeiros e o encaminhamento para a Câmara Municipal, de um projeto de lei para a criação de mais 75 cargos concursados de enfermeiros e técnicos de enfermagem para ampliar as equipes. 
 
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orientou os pais e responsáveis, que os casos que não sejam urgência, poderão ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde, evitando que os pacientes tenham que se dirigir a unidade.  Segundo a Secretaria de Saúde, o Pronto-Socorro Infantil tem atendido uma média de 457 pacientes, diariamente. 
 
 
Foto: Reprodução