Na madrugada deste domingo (27), um incêndio de grandes proporções atingiu uma casa noturna em Santa Maria (RS) - cidade há 325 km de Porto Alegre. A boate Kiss tinha capacidade para 1000 pessoas e, segundo informações, estava além da sua capacidade máxima. Alunos da Universidade Federal de Santa Maria promoviam a "Festa Aglomerados", que reunia universitários dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Técnico em alimentos, Pedagogia e Técnico em agronegócios.
De acordo com relatos, por volta das 2h30, um incêndio começou logo após uma apresentação pirotecnica da banda Gurizada Fandangueiro e deixou todos em pânico. Um dos músicos utilizou um sinalizador durante o show.
As faíscas logo atingiram o revestimento acústico do local e o fogo se espalhou rapidamente. Na hora do incidente, alguns integrantes da banda tentaram usar os extintores de incêndio disponíveis na boate, mas nenhum deles estava funcionando. Um dos músicos, o sanfoneiro Danilo Jaques, 28, morreu ao tentar resgatar o instrumento.
Segundo informações de sobreviventes, o desespero tomou conta e muitos jovens não sabiam para onde correr, já que não conseguiam localizar a sinalização de emergência e, por isso, correram para o banheiro supondo encontrar uma saída da boate. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o capitão Edi Paulo Garcia, contou ter retirado cerca de 180 corpos do banheiro. A casa noturna contava apenas com uma entrada - que também era a saída.
De acordo com informações de alguns jovens, os seguranças não viram os sinais iniciais de incêndio e tentaram impedir a saída das pessoas com a alegação de que não poderiam deixar o local sem antes pagar a comanda.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que 231 pessoas morreram por asfixia e mais de 100 foram hospitalizadas - sendo que 16 se encontram em estado grave.
O fogo foi controlado por volta das 5h da manhã, mas os bombeiros permaneceram até as 7h fazendo trabalho de rescaldo. O prédio, onde se localiza a boate Kiss, corre o risco de desabar.O Corpo de Bombeiros de Santa Maria encerrou a remoção dos corpos na manhã de domingo por volta das 11h. Um caminhão da Brigada Militar foi responsável por transportar os corpos dos estudantes ao ginásio municipal para o reconhecimento pelos familiares.
Foto: sbtfanaticos Saiba mais: Gurizada Fandangueira era famosa por usar efeitos pirotécnicos Músicos x Testemunhas: Relatos da tragédia de Santa Maria Presidenta Dilma Rousseff se pronuncia sobre a tragédia de Santa Maria/RS Santa Maria: "Culpados" são presos Sobreviventes relatam os momentos de angústia Advogados da boate divulgam nota em solidariedade às vítimas da tragédia de Santa Maria/RS Santa Maria: O dia em que o mundo inteiro ficou verde e amarelo Santa Maria: Bens de donos da boate são bloqueados Casas noturnas de sócio são investigadas em Santa Maria Marcha silenciosa homenageia os jovens mortos no incêndio em Santa Maria Santa Maria: ''A legislação gaúcha não é eficaz'', afirma engenheiro Santa Maria: Ministério Público não vê motivos para prorrogar prisões RS: Banda comprou fogos impróprios para a apresentação na boate