No dia 25 de janeiro, a capital paulista completa seus 459 anos e além da comemoração tradicional, com vários shows gratuitos para a população, o dia também será para que a sociedade reflita os últimos brutais acontecimentos envolvendo a morte de várias pessoas. Para isso, o movimento #ExisteAmorSP organiza um "Memorial dos Sapatos" que irá ocupar o Vale do Anhangabaú. Tal ação será para homenagear a memória das mais de 2 mil pessoas que foram assassinadas nas periferias de São Paulo.
Essa ação já foi realizada anteriormente em Sidney, na Austrália, em maio de 2012, onde mais de 4 mil pares foram colocados em uma praça da cidade para representar as pessoas mortas nas estradas do País.
O objetivos dos organizadores é homenagear aqueles que se foram e fazer a população paulistana se questionar sobre a "guerra civil" que se instalou na cidade e faz vítimas toda semana.
Para os interessados em participar, é só comparecer ao Vale do Anhangabaú com um par de sapato, ou deixá-lo na DBB Brasil, na rua Fidalga, 308 A - Vila Madalena.
Após o eventos os calçados serão entregues para a doação.