O presidente da Ucrânia, Víktor Yanukóvich, está disposto a convocar eleições antecipadas no caso de não se chegar a um acordo para superar a crise política, disse o seu representante no Parlamento, Yuri Miroshnichenko. "Se os políticos não são capazes de chegar a um acordo, de atingir um compromisso e cumpri-lo, então a única forma democrática de resolver a situação é realizar eleições antecipadas", disse Miroshnichenko em declarações à cadeia ICTV.
Ele disse que a opinião do presidente ucraniano foi manifestada em uma reunião no fim da semana passada com os membros do grupo parlamentar do Partido das Regiões, no poder. O representante garantiu que Yanukóvich acrescentou que convocará eleições presidenciais.
Víktor Yanukóvich alertou que as autoridades têm todos os meios para desocupar à força os edifícios públicos ocupados por manifestantes, incluindo a Praça da Independência. Mas, segundo Miroshnichenko, o presidente não quer optar pela força porque defende que os manifestantes "também são cidadãos ucranianos".
Os protestos em Kiev, a capital, começaram há dois meses depois de o governo ter adiado a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia, que estava previsto para o final de novembro do ano passado.
Diante das crescentes manifestações a favor da associação, no centro de Kiev, a maioria parlamentar aprovou um conjunto de leis para restringir o direito de reunião e outras liberdades civis.
Fonte: Agência Brasil
Veja também: