Renovação de alvará para mototaxistas vai até o dia 20; Ouça!

Quem não tiver documentação regularizada pode ter veículo apreendido
12/11/2019 às 17h05
 - Atualizado há 6 anos

O departamento de trânsito da Secretaria de Segurança e Cidadania alerta os mototaxistas que vai até quarta-feira (20) o prazo para que os profissionais solicitem a renovação do alvará para a prestação dos serviços em Franca (SP).

Todos os mototaxistas devem procurar o setor de transporte alternativo para atualizar a documentação. Em entrevista ao repórter Renato ValimpelaRádio Imperador e portal Pop Mundi, Ronaldo Carrijo, que é o responsável pelo setor explicou que “eles têm que comparecer até o dia 20 de novembro e lembrando que no segundo semestre a renovação é mais tranquila já que eles só vão trazer para nós a certidão de distribuição de ações criminais”.

Assim que apresentado o documento, será feita uma vistoria na moto e em seguida a entrega do alvará renovado. Não há nenhum custo já que estão sendo usados os dados com base no cadastro feito no primeiro semestre.

Recentemente, reclamações foram feitas devido a dificuldade para realização do curso obrigatório, uma das exigências para que os interessados se mantenham dia com as regras para prestação do transporte de passageiros. Segundo a categoria, os Centros de Formação de Condutores (CFC) não estão oferecendo o curso em Franca.

Com relação a essa situação, Ronaldo Carrijo, reforçou que “hoje tem a disponibilidade desse curso em Ituverava em um Centro de Formação de Condutores e caso alguém esteja com seu alvará vencido e só entrar em contato para realização do curso”.

Ele ainda acrescentou que “qualquer um dos CFCs de Franca poderia fazer esse curso, porém não há muito interesse porque nós temos apenas 374 mototaxistas então as vezes o custo que a pessoa tem que investir, comprar uma moto, não vale a pena, por isso que nós estamos tendo essa dificuldade, mas o pessoal de Ituverava se comprometeu que vai estar fazendo até dezembro um curso para resolver a situação daqueles que estão com a documentação vencida”.

Para finalizar Carrijo explicou ainda que “se ele (mototaxista) estiver com curso vencido ele não renova o alvará. Nós temos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com Ministério Público então ele pode pagar a matrícula, faz a renovação e depois faz o curso em dezembro”.

Clandestino

As fiscalizações contra a ação de clandestinos também continuam sendo intensificadas e feitas pela Guarda Municipal. Segundo o departamento, 14 motos foram apreendidas no mês de outubro onde os envolvidos exerciam a função sem autorização.

Taxistas

Ainda de acordo com as informações passadas pelo setor de transporte alternativo, a renovação é feita anualmente. Hoje são 276 taxistas cadastrados e que se enquadram na legislação municipal que é baseada na quantidade de habitantes da cidade, sendo em média um táxi para cada 1.500 habitantes.

Ronaldo Carrijo explicou que nesse setor a fiscalização de combate aos clandestinos ficou mais difícil porque “os que trabalham por aplicativos não são considerados irregulares”.

Ouça a entrevista:

Leia também:

Escolha sua rádio