
Técnicos da Faop descobrem desenhos históricos em palacete da Fundação Cultural
Técnicos da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) encontraram pinturas históricas nas paredes do palacete José Caetano Borges, que atualmente funciona como sede da Fundação Cultural. Eles fizeram uma visita ao prédio nesta semana para analisar e discutir uma possível restauração.
Palacete sede da Fundação Cultural poderá ser reformado/ Foto: Enerson Cleiton
Segundo o assessor Operacional da Faop, Ronaldo Lau, e o engenheiro de Projetos e Obras da Faop, Ney Ribeiro Nolasco, a vistoria tem o objetivo de analisar uma possível reforma. “Viemos fazer vistoria para apresentar para a Fundação Cultural de Uberaba um projeto de intervenção do bem. Se for aprovado vamos dar prosseguimento de outras etapas. A primeira etapa é esta, até para a captação de recursos e para as intervenções de restauração. Na próxima semana vamos enviar orçamento deste serviço. A Faop não é construtora e não tem fins lucrativos, por isso o custo das intervenções será menor. Vamos apresentar a proposta de projeto de intervenção”, explica.
O prédio precisa de vários projetos como elétrico, hidráulico, de combate a incêndio, paisagístico, estrutural, além do projeto de restauração, e da própria questão histórica.
“Ficamos impressionados pelo potencial que este imóvel tem. Ele faz parte da história da cidade e o que a cidade tem e vive hoje com certeza, nos primórdios da construção da casa, passou por aqui. Com certeza este imóvel tem valor histórico para o município e este elemento é importante que a cidade conheça, porque a memória faz parte do desenvolvimento humano e sem a memória não tem desenvolvimento. Este imóvel faz parte da historia da cidade e tem grande relevância no desenvolvimento da cidade. Esta é a primeira observação. Com relação à questão arquitetônica, o imóvel está bastante degradado com relação às ações de umidade e isto degrada muito rapidamente o imóvel, principalmente porque tem uns elementos artísticos muito significativos”, afirma Ronaldo Lau.
Os funcionários da Faop encontraram várias pinturas que estavam encobertas por tinta. Com a restauração, toda esta beleza será mostrada. Para realizar a restauração, os técnicos da Faop afirmam que deverão realizar curso técnico em conservação e restauro para a comunidade local, formando mão-de-obra técnica.
Veja mais:
Seresta na Concha acontece hoje em Uberaba
Acadêmicos do Santa Maria vence Carnaval de Uberaba
graça no seu WhatsApp


