Patrimônio cultural de Uberaba será preservado por álbum de figurinhas

O projeto "Patrimônio Ilustrado de Uberaba" foi aprovado pela câmara de vereadores de Uberaba. Serão gastos 100 mil reais na criação de um álbum de figurinhas, com textos explicativos, ilustradas com 190 figurinhas autoadesivas, retratando o patrimônio to
12/07/2013 às 00h00
 - Atualizado há 13 anos

O projeto “Patrimônio Ilustrado de Uberaba” foi aprovado pela câmara de vereadores de Uberaba. Serão gastos 100 mil reais na criação de um álbum de figurinhas, com textos explicativos, ilustradas com 190 figurinhas autoadesivas, retratando o patrimônio tombado, assim como o patrimônio imaterial da cidade.

O Projeto visa divulgar a preservação e valorização da cultura da cidade, principalmente entre as crianças e adolescentes. Ele foi aprovado em votação na última sessão legislativa do mês de julho. A ideia é da Fundação Cultural que já garantiu a aprovação do Fundo Estadual de Cultura (FEC).

O álbum de figurinhas incluirá imagens das folias de reis, congados, catira, além de personalidades que compõem a história local, como Joubert de Carvalho, Augusto César Vanucci, Chico Xavier. Também serão inseridos fatos históricos que marcaram o nascimento e o desenvolvimento da cidade.

Do valor total investido, R$ 80 mil foram de responsabilidade do governo estadual, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, enquanto o município terá uma participação de R$ 20 mil, que já foi incluída no orçamento municipal pelos vereadores. Ao todo serão impressos 11,5 mil álbuns. A distribuição será feita de forma gratuita à rede de ensino, e cerca de 2 mil figurinhas serão distribuídas semanalmente pelas escolas, nos museus, patrimônios tombados e em eventos culturais voltados para o público infantil.

Leia também:

Escolha sua rádio