Com o tema “Respeito não tem cor. Respeito tem Consciência”, o Projeto Estrelinhas realizará uma oficina de grafite para marcar o Dia da Consciência Negra. A atividade acontecerá nesta quarta-feira, 20, às 16h, na quadra esportiva da Fundação Espírita Allan Kardec, local onde o projeto é desenvolvido.
A oficina será destinada a 120 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos, que participam do Projeto Estrelinhas. A atividade será conduzida pelos grafiteiros Wesley Mendes de Paula e Lindsy Gabriel Vieira (Lie), ambos do grupo Reforsus Graffiti Crew. O evento combinará teoria e prática, ensinando a história e os fundamentos do grafite antes de partir para a criação artística, que vai colorir a parede central da arquibancada da quadra.
Wesley Mendes, atuante na cultura hip-hop há quase 20 anos e no grafite há 10, acredita que o evento é uma oportunidade para despertar nas crianças o interesse pela cultura hip-hop. “Queremos plantar uma sementinha no coração dessas crianças para que, no futuro, possam se lembrar desse momento e, quem sabe, serem adeptas da cultura hip-hop, seja no grafite ou em outras manifestações artísticas, como o Breaking, o MC e o DJ. É uma forma de mostrar que o hip-hop é uma cultura de paz, amor, união, respeito e diversão”, explicou.
A oficina de grafite encerra as atividades temáticas realizadas ao longo de novembro pelo Projeto Estrelinhas, mês marcado pela celebração do Dia da Consciência Negra. “Durante todo o mês, nossa equipe trabalhou o tema de forma reflexiva, destacando a importância de valores como inclusão, respeito e diversidade. Encerrar essas ações com a oficina de grafite será um momento especial, proporcionando aos nossos participantes uma vivência artístico-cultural que certamente ficará marcada em suas memórias”, afirmou Mariana Posterare, coordenadora do projeto.
O Projeto Estrelinhas foi lançado em janeiro de 2024 pelo CPSM (Centro de Promoção de Saúde Mental) da Fundação Espírita Allan Kardec. Voltado para crianças e adolescentes, o projeto visa principal oferecer apoio às famílias e prevenir o agravamento de problemas de saúde mental em jovens. O trabalho conta com uma equipe multiprofissional, incluindo psicólogos, psicopedagogos, educadores físicos, fonoaudiólogos e assistente social.
A iniciativa é mantida com o apoio da cooperativa de crédito Sicoob 3 Colinas e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Franca, garantindo atendimento gratuito às famílias participantes. Para mais informações sobre o Projeto Estrelinhas, é possível entrar em contato pelo telefone (16) 2103-3000.