A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta terça-feira, 19, a operação Inopinatum, focada em desmantelar uma organização criminosa atuante em Lavras e regiões próximas, no Sul do estado. A ação resultou no cumprimento de 31 mandados de prisão — 21 preventivas e 14 temporárias —, além de seis prisões em flagrante.
As investigações, conduzidas pela Delegacia Regional de Lavras, apontam que o grupo era liderado por três irmãos, responsáveis por uma série de crimes, incluindo homicídios registrados desde 2018. A equipe especializada na repressão a organizações criminosas, tráfico de drogas e porte ilegal de armas coordenou a operação, que contou com o apoio de unidades regionais e equipes especializadas.
Cerca de 192 policiais civis participaram da ação, com reforço de equipes do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc) e de unidades de Varginha, Três Corações e Campo Belo. A operação também contou com suporte da Coordenação Aerotática, Coordenação de Operações com Cães e Polícia Penal.
Durante a operação, foram apreendidas três armas de fogo, incluindo uma espingarda calibre 12 e pistolas calibres .40 e 9 mm. Além disso, drogas como maconha, crack e cocaína foram recolhidas, assim como R$ 29 mil em dinheiro, três carros, três motocicletas e diversos celulares. As investigações seguem para identificar outros membros da organização criminosa.