O Corpo de Bombeiros de Passos confirmou a morte de um homem de 44 anos, vítima da queda de helicóptero no Lago de Furnas, em Capitólio (MG). Vanilton Alves era consultor náutico e tinha uma empresa de aluguel de lanchas na cidade. O corpo dele foi encontrado submerso nas águas na tarde desta terça-feira, 2. Uma câmera de segurança registrou a queda.
No vídeo, é possível ver o momento em que a aeronave atinge a água. A queda logo é notada pelas pessoas que estavam próximas à estrada de acesso a Escarpas do Lago. O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou as buscas pelas vítimas.
OPERAÇÃO NEGADA PARA TÁXI AÉREO
Segundo moradores de Capitólio, Vanilton trabalhava para o dono da aeronave, que pertence à Âncora MG Participações Societárias. O Portal Pop Mundi não conseguiu contato com a empresa. Segundo os bombeiros, a aeronave foi fretada para realizar um passeio e teria outras programações agendadas posteriormente.
O acidente aconteceu logo após a decolagem. Uma informação que alerta as autoridades, é que dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), através da matrícula da aeronave, consta operação negada para táxi aéreo, o que, significa que o helicóptero não tinha autorização para realizar operações do tipo. Porém, não há irregularidades no registro.
OUTRAS VÍTIMAS
Além de Vanilton, três pessoas estavam na aeronave e foram socorridas. O piloto, Lucas Ávila, e Júlia Mendonça, de 22 anos, foram levados para a Santa Casa de Piumhi (MG). O nome da terceira vítima não foi divulgado, mas ela foi levada para um hospital em Passos (MG), e estaria sem resposta do movimento das pernas. O enterro de Vanilton será às 13 horas, desta quarta-feira, 3, no Cemitério Municipal de Capitólio.
INVESTIGAÇÃO
Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que investigadores do Seripa III (Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram acionados para investigar as causas do acidente. A suspeita é que a aeronave tenha sofrido uma pane no motor. A Polícia Civil também investiga o caso.
A Marinha do Brasil informou que, assim que tomou conhecimento do acidente, a Delegacia Fluvial de Furnas enviou uma equipe de busca, salvamento e resgate ao local para prestar socorro às vítimas.
Foto: Reprodução/Redes Sociais