Alison dos Santos, 22 anos, continua imbatível. O atleta de São Joaquim da Barra (SP), a 61 km de Franca, especialista em 400 m, medalhista olímpico, campeão mundial e pan-americano e o terceiro melhor atleta do mundo na modalidade em termos de marca obtida, conquistou nesta sexta-feira (2) os 400 metros com barreiras na etapa de Bruxelas, na Bélgica, da Liga Diamante, principal circuito de atletismo do mundo.
Ele completou a prova em 47s54, com o norte-americano Khallifah Rosser em segundo lugar (47s88) e o francês Wilfried Happio herdando a medalha de bronze (48s61), após a desclassificação de CJ Allen, dos Estados Unidos.
Piu, como é conhecido o barreirista, ganhou ouro nas cinco etapas que disputou da Liga Diamante neste ano, em Doha (Catar), Eugene (Estados Unidos), Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia) e Slask (Polônia). Além disso, o paulista foi campeão mundial em Eugene, em julho, obtendo a melhor marca do ano (46s29) e a terceira da história dos 400 m com barreiras.
MAIS UM
Outro brasileiro a conquistar medalha nesta sexta foi Almir Júnior. O gaúcho foi bronze no salto triplo, atingindo 16,81 metros. O cubano Lázaro Martínez ficou com o ouro (17,49 m), enquanto Hugues Zango, de Burkina Faso, vice-campeão mundial em Eugene, conquistou a prata (17,40 m).
A próxima etapa da Liga Diamante será a última da temporada, entre quarta-feira (7) e quinta-feira (8), em Zurique (Suíça). O evento reunirá os melhores atletas de cada prova, com base nos resultados anteriores do circuito.
Informações: Lincon Chaves/EBC/São Paulo
Foto: Reprodução/Redes Sociais