Carca de 180 empresas de telemarketing têm os serviços suspensos por determinação do Ministério da Justiça. São empresas, em sua maioria ligadas a bancos e instituições financeiras, que descumpriram determinação da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, ligada à pasta, que proíbe as chamadas para ofertas de produtos ou serviços a clientes que não autorizaram contato.
No Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que a Secretaria Nacional do Consumidor e os 27 Procons do país realizarão uma grande operação contra “uma das maiores perturbações do dia a dia do brasileiro: o telemarketing abusivo".
Entre janeiro de 2019 e junho de 2022, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor registrou 6.085 reclamações de consumidores contra telemarketing abusivo. O site consumidor.gov, do Ministério da Justiça, recebeu 8.462 queixas no mesmo período.
A suspensão das cerca de 180 empresas é por tempo indeterminado e a multa pode chegar a R$ 13 milhões àquelas que descumprirem a ordem.
Foto: Reprodução / EPTV