Café da manhã fica mais caro; pão com margarina sobe acima da inflação

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

02/06/2022

Tomar café da manhã ficou mais caro para o brasileiro, já que itens como pão francês, margarina e leite subiram acima da inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice Geral de Preços ao Consumidor - Amplo), em 12 meses até abril. Os produtos do café da manhã, a alta de preços foi de 32,16% — bem acima do registrado no IPCA de 12 meses até abril (12,13%).

Os produtos que tiveram aumento foi o pão francês, 4,5%; margarina, 3,1%; leite longa vida, 10,3%; açúcar cristal, 1,4% e o pó de café nosso de cada dia subiu 2,5%. No mês de abril, o único item da cesta básica que teve queda foi a banana prata.

Em maio, a prévia da inflação, medida pelo IPCA-15, subiu 0,59% —a alta foi mais leve do que a registrada em abril (1,73%), mas acima do que previam os analistas. ?No acumulado de 12 meses, o IPCA-15 bateu em 12,20% —a maior taxa para o índice desde novembro de 2003, quando o acumulado foi de 12,69%.

Nesse cenário, o consumidor tem precisado fazer malabarismos para conseguir ir ao supermercado.

Um outro estudo, da CVA Solutions, mostra que a busca por preços menores provocou várias mudanças nas compras em supermercados. O consumidor passou a ir mais vezes por semana ao supermercado do que ia no ano passado (aumento de 0,5 ponto).

Além disso, a procura por descontos, prêmios e promoções inflou os programas de fidelidade. O número de consumidores que participam desses benefícios aumentou de 28,3% para 30,5%.

Na busca por melhores preços e ofertas, o brasileiro também aderiu mais às marcas próprias dos supermercados: 54% compram e 62% desses consideram que a qualidade é comparável com as marcas mais famosas. Em 2021, esses percentuais eram de 52% e 58%, respectivamente.

"Conquistar o consumidor com programas de fidelidade, incentivar o uso de aplicativos com descontos e acúmulos de pontos são medidas muito eficientes. Os hipermercados e supermercados são mais ativos no mundo digital, mas os atacarejos ainda precisam melhorar", observa Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA.

O levantamento ouviu 5.512 pessoas de todo o país e foi finalizada no início de maio.

*Informações Folha

 

Foto: Reprodução