Em três semanas, os casos de dengue registrados no país cresceram cerca de 40%. O periodo compreendido entre final de abril até o último dia 7 de maio, teve registros prováveis que saltaram de 542 mil para mais de 757 mil.
Durante o ano de 2021 inteiro, o Brasil somou 544 mil casos e, apenas em maio deste ano, o país já chegou mais de 757 mil.
Os dados do último boletim epidemiológico divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que, se comparado com o mesmo período do ano passado (até o dia 7 de maio), os casos registrados aumentaram mais de 150%.
Até o último boletim divulgado, o surto de dengue no país causou 265 mortes sendo que São Paulo foi o que mais registrou óbito, com 99 óbitos, seguidos pelo Estados de Santa Catarina (28), Goiás (28) e Bahia (22). Em Franca, de acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria da Saúde, 7 mortes já foram confirmadas e um possível 8° óbito está em investigação.
Os Estados da região Centro-Oeste registratram a maior taxa de incidência da doença com 1.171 casos a cada 100 mil habitantes. Na sequência, estão as regiões Sul (635,6 casos/100 mil hab.), Sudeste (277,7 casos/100 mil hab.), Norte (176,1 casos/100 mil hab.) e Nordeste (149,1 casos/100 mil hab.).
Além do aumento dos casos de dengue, uma outra situação é preocupante. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Butantan, uma nova linhagem da dengue foi detectada pela primeira vez no Brasil em um homem de Aparecida de Goiânia (GO).
O genótipo do sorotipo 2, também conhecido como genótipo cosmopolita, é a linhagem do vírus da dengue mais disseminada no mundo, mas nunca havia sido encontrada no país. O Brasil vive um surto da doença, com mais de 500 mil casos registrados entre janeiro e abril.
O achado representa o primeiro registro oficial desta linhagem na América do Sul e o segundo nas Américas, já que no Peru houve um surto deste subtipo em 2019. Atualmente predomina no Brasil o vírus da dengue conhecido como genótipo 3 do sorotipo 2, ou genótipo asiático-americano.
Segundo a Fiocruz, a identificação foi feita em fevereiro a partir de uma amostra de um caso ocorrido no final de novembro na cidade goiana. A detecção foi comunicada às secretarias municipal e estadual e ao Ministério da Saúde e um artigo detalhando a descoberta foi publicado na plataforma de preprints medRxiv.
O vírus da dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e tem quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4,. Cada um deles pode se dividir em diferentes linhagens ou genótipos por causa das variações genéticas sofridas. A linhagem encontrada no Brasil é uma das seis do sorotipo 2 da dengue.
Foto: Reprodução