Começaram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2022, o Enem. As informações devem ser preenchidas na página do participante até 21 de maio.
No mesmo site, também é possível verificar o resultado do recurso para isenção da taxa de inscrição. Caso o pedido não tenha sido aprovado, é preciso pagar a taxa de 85 reais.
Neste ano, além do boleto, o pagamento pode ser feito por meio de PIX e cartão de crédito e o prazo vai até 27 de maio. Vale lembrar que a participação no exame só é garantida após a confirmação do pagamento.
Na hora da inscrição, os candidatos precisam escolher entre o Enem impresso ou digital. E também se preferem inglês ou espanhol, na prova de língua estrangeira.
As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro e a abertura e fechamento dos portões seguem o horário de Brasília. Por isso, atenção caso a sua cidade tenha diferença de horário.
No primeiro dia do exame serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação; e de ciências humanas e suas tecnologias. No segundo serão as provas de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.
Os gabaritos costumam ser divulgados no site do Inep até o terceiro dia útil após a última prova.
Qualquer pessoa que já concluiu ou está concluindo o ensino médio pode fazer o Enem 2022 para concorrer a vagas em universidades públicas e particulares de todo o país.
As notas podem ser usadas para acesso ao Sisu e ao ProUni. E também são aceitas em mais de 50 instituições portuguesas de ensino superior.
Os participantes também podem usar o resultado para conseguir financiamento estudantil no Fies.
Foto: Reprodução