A partir de sábado (7), os postos de gasolina só poderão exibir os preços dos combustíveis com duas casas decimais, em vez de três como antes.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) por meio de resolução emitida em novembro passado.
Segundo a ANP e justificação da agência, o objetivo das mudanças é tornar os preços dos combustíveis mais precisos e claros para o consumidor, além de serem consistentes com a representação digital da moeda brasileira.
Segundo a agência, os preços com duas casas decimais devem ser mostrados tanto no painel de preços quanto no display da bomba de abastecimento.
No entanto, a ANP informa que na bomba, o terceiro dígito pode ser reservado desde que esteja zerado e travado no abastecimento. Em explicação da agência, dessa forma, a estação não precisa substituir o módulo da bomba, o que pode gerar custos para o órgão econômico.
Na avaliação da agência, a mudança não implicará no valor final dos preços dos combustíveis, uma vez que a norma não trará “custos relevantes aos revendedores e nem restrições aos preços praticados”.
Imagem:Reprodução