TSE vai liberar boletins das urnas no dia das eleições

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

05/05/2022

Neste ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou a decisão de liberar boletins com o resultado de cada urna eletrônica, esses resultados estarão disponíveis ao público no mesmo dia da eleição.

O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, foi relator da proposta e defendeu a alteração: “Com o objetivo de ampliar o acesso à informação e, consequentemente, favorecer a máxima fiscalização e transparência, propõe-se a alteração da resolução para que cidadãos, partidos políticos, federações e candidatos possam visualizar no sítio eletrônico deste tribunal superior os boletins de urna e tabelas de correspondência encaminhados para a totalização, ao longo de todo o período de recebimento, e não mais em 3 dias, como preconizava a redação original”, disse.

Essa medida vai permitir que entidades e até mesmo as pessoas comuns possam fazer a totalização dos votos em tempo real.

Nos anos anteriores havia uma demora para os boletins serem publicados na internet, cerca de três dias após o pleito eletivo. Essa será a primeira vez que o tribunal se dispões à oferecer o boletim logo no fechamento das urnas.

A mudança foi aprovada pelo plenário do tribunal em março, conforme reportagem produzida pela Folha de S.Paulo.

Essa ação entrou em vigor para colocar mais um fato para se defender de pessoas e figuras políticas que criticam o sistema eletrônico de votação.

O tribunal vem adotando uma série de medidas para ampliar a transparência do sistema eletrônico de votação na tentativa de esvaziar o discurso do ocupante do Palácio do Planalto de que as urnas são passíveis de fraudes.

 

Foto:Reprodução