Na quarta-feira (4) desta semana termina o prazo para regularizar ou emitir o seu título de eleitor. Esse é o último prazo que a Justiça Eleitoral estipula para o cadastro do eleitorado para votar em outubro.
Para quem deseja mudar o seu domicílio eleitoral também deve estar atento a esse prazo, mudando o município onde vota e se quiser incluir o nome social no título de eleitor. A data também é válida para pessoas idosas e com mobilidade reduzida para solicitar a transferência do local de votação para um lugar mais acessível.
Por conta de o prazo final estar próximo todo o ciclo eleitoral vem tento um aumento nos pedidos de regularização, isso implicou para que a Justiça Eleitoral de vários estados ampliasse os horários de funcionamento dos cartórios eleitorais.
É importante ressaltar que todos os procedimentos ligados ao título de eleitor, até mesmo a primeira emissão do documento, podem ser feitos pela internet, por meio do Atendimento Online ao eleitor. Por meio da internet é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados.
O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio.
Foto:Reprodução