No próximo domingo, 10 de abril, será realizado o concurso para selecionar trabalhadores para o Censo 2022. Mais de 620 mil candidatos disputam 183.021 vagas para recenseador, 18.420 para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal. As vagas estão distribuídas em 5.297 municípios do país.
Segundo informações da Valor, as vagas estão distribuidas para quase todos os municípios brasileiros e a preferência é que os candidatos morem nas áreas para as quais vão se inscrever. A ideia do IBGE é contar com recenseadores ambientados a sua região de trabalho. Outro aspecto é que há casos de desistência ao longo do período de três meses de coleta. Por isso, é importante ter um número
Os mais de 206 mil contratados do serão responsáveis pelas pela coleta e organização dos dados de mais de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios que serão visitados, a partir de primeiro de agosto, nos 5.570 municípios do país.
De acordo com o IBGE, responsável pela realização do Censo, cerca de um milhão e 100 mil pessoas se inscrevera para o processo seletivo, mas 621.228 tiveram a inscrição confirmada porque pagaram a taxa ou receberam a isenção.
A banca organizadora do concurso é a Fundação Getúlio Vargas.
O resultado final está previsto para 20 de maio.
Foto: Reprodução