De acordo com uma pesquisa realizada pelo PROCON, no dia 1 de abril, o consumidor precisará pesquisar antes de comprar já que os valores dos chocolates podem apresentar diferenças de até 224% no mesmo produto.
Segundo a pesquisa, apresentada no site do PROCON, entre os ovos de Páscoa, a maior diferença encontrada foi de 144,65% no Ferrero Rocher de 365 g, em um estabelecimento o preço encontrado foi de R$ 178,35 e, em outro, R$ 72,90. Em valor absoluto a diferença foi de R$ 105,45.
Nas caixas de bombons, a maior diferença foi de 96,54%: a caixa de Sortidos Garotices de 250g da Garoto custava R$ 16,49 em uma loja e, em outra, R$ 8,39, diferença de R$ 8,10 em valor absoluto.
Na comparação dos produtos comuns entre as pesquisas online de 2022 e 2021 constatou-se que houve, em média, acréscimo no preço médio nos bombons de 2,36%, nos tabletes de chocolate de 13,02% e, nos ovos de Páscoa de 19,53%. O Índice de Preços ao Consumidor – IPC-SP da FIPE, referente ao período de março de 2021 a fevereiro de 2022, registrou variação de 10,35%.
O levantamento foi realizado em nove sites, no período de 14 a 17 de março. Foram pesquisados 81 itens entre caixa de bombons, ovos de Páscoa e tabletes de chocolates. Foram comparados os produtos encontrados em, no mínimo, três dos locais consultados.
Já o levantamento feito pela Apas, Associação Paulista de Supermercados, os ovos de Páscoa estão até 40% mais caros este ano em relação a 2021. Apesar da alta de preços, a estimativa do setor é de um aumento de 36% nas vendas de chocolates.
A Apas indica ainda que os preços dos produtos consumidos na Páscoa, como bacalhau, chocolate, vinho, massa fresca e peixes, não tiveram alta, os preços seguem em desaceleração, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Para este ano, os supermercados têm reconfigurado as ofertas de Páscoa e reservando espaços pequenos para os ovos de páscoa. De acordo com a Apas, a tendência para 2022 são ovos de páscoa menores e maior oferta de barras, bombons e caixas de chocolates.
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