Mesmo com o querer do presidente o Ministério da Saúde não mudará o status da crise sanitária, de pandemia para endemia.
A pandemia foi declarada em 11 de março de 2020 pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Depois disso, países regulamentaram leis para determinar como seria o enfrentamento à doença.
Dado isso, foi realizado nesta quarta-feira um evento em Brasília, representantes do Ministério da Saúde explicaram que não compete à pasta decretar o "fim da pandemia" - cabe apenas estipular a validade do decreto que instituiu o estado de "emergência sanitária nacional" por causa da pandemia.
O decreto para o fim do estado de emergência pública propõe encarar a covid como endemia e deixar de trata-la como pandemia e isso depende de muitos fatore, de acordo com o ministro Marcelo Queiroga.
Pandemia é a classificação dada pela OMS quando há um surto de uma doença, uma epidemia, em diferentes países e continentes, com a transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
Já uma endemia é o status de doenças recorrentes, que se manifestam com frequência em uma determinada região, mas para a qual a população e os serviços de saúde já estão preparados para lidar, como a febre amarela aqui no Brasil, por exemplo.
Foto:Reprodução