De acordo com o Valor Econômico, o Banco Central diz que o PIX assume liderança nas transações, superando outras formas de pagamento como: cartões de débito, crédito e pré-pago.
Banco Central informa que de acordo com o Valor Econômico, é a primeira vez que o PIX assume a liderança nessas transações. A nova forma de pagamentos também tomou espaço das transferências por TED, DOC e intrabancárias.
Dados do Banco Central mostram que o crescimento foi de 34% sobre o trimestre anterior. De outubro a dezembro de 2021, o sistema de pagamentos instantâneo somou três bilhões 890 milhões de reais em transações.
No mesmo período, as movimentações com o cartão de débito chegaram a três bilhões 850 milhões de reais e cresceram 9%. O uso do pré-pago aumentou 20% e alcançou um bilhão 920 milhões de reais em operações. Já o uso do cartão de crédito avançou 12% e somou três bilhões 730 milhões de reais.
Mesmo com as medidas de seguranças em relação a tecnologia que vão limitar seu crescimento, o PIX ainda deve avançar muito, de acordo com a avaliação dos especialistas.