Petrópolis pode ter deslizamento de terra mesmo na ausência de chuva

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

17/02/2022

Já passam de 100 o número de corpos encontrados na tragédia ocorrida em Petrópolis após a tempestade de terça, dia 15, em Petrópolis.

Dos 101 corpos que estão no Instituto Médico Legal (IML), sabe-se que 65 são de mulheres e 36 de homens, desse número total, 13 são menores, mas somente 33 corpos foram identificados até agora.

Foram feitos 134 registros de desaparecimento e 500 bombeiros ainda trabalham nas buscas aos desaparecidos, a Secretaria Estadual de Defesa Civil informou que 24 pessoas foram resgatados com vida.

Sobreviventes que trabalhavam em dois ônibus arrastados para dentro do Rio Quintandinha conseguiram sair dos veículos com vida, essa informação foi dada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Transpetro), hoje, 17.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta, afirma que ainda é muito grande a possibilidade de ocorrência de eventos e movimentos de massa na região Serrana do Rio, especialmente naquele local, e, o Cemaden confirma um elevado nível de umidade do solo, o que pode favorecer a ocorrência de deslizamento de terra mesmo na ausência de chuva.


Segundo o governador Cláudio Castro (PL), em uma coletiva na cidade de da Região Serrana, ao lado do prefeito Rubens Bontempo, essa foi a pior chuva desde 1932 e detalha que foram 240mm no periodo de duas horas uma chuva altamente extraordinária, decretando "Estado de Calamidade Pública".


A Defesa Civil informou que a chuva deve continuar moderada naquela região.

 

Foto: Reprodução