PopMundi

'A tendência é a Expoagro ser cancelada', afirma Alexandre

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

10/01/2022

Durante entrevista exclusiva para Rádio Imperador, o Prefeito Alexandre Ferreira afirmou que o aumento de casos de Covid-19 poderá cancelar a Expoagro e festas de Carnaval em Franca.

Alexandre explicou que o processo licitatório para realizar a Expoagro foi aberto com antecedência devido o tempo necessário para organizar o evento.

""A tendência é que o Carnaval e a Expoagro seja cancelado sim. Ainda não tomamos a decisão por que estamos avaliando e aguardando. Mas provavelmente não terá mesmo", explicou o prefeito.

Ferreira também explicou que o edital da Expoagro foi publicado devido o tempo que é necessário para organizar as estruturas, cantores e outros.

"Para organizar esse evento precisa de 7 meses antes da data prevista, por isso nós fizemos a licitação e fechamos com a empresa ganhadora. Mas se lá na frente não tiver condições epidemiológicas para realizar, vai cancelar ou mudar a data. Então no sentido documental, nós precisamos publicar o edital".

Ferreira também explicou que estava fazendo um gráfico de média móvel dos casos de Covid-19, no dia 03 de janeiro os casos explodiram e registraram um número acima do registrado nas últimas semanas. Ele também afirmou que o indíce do ano passado é o mesmo deste ano.

Lockdown novamente

Ao ser questionado sobre um possível lockdown, Alexandre descartou a possibilidade e afirmou que não tem lógica tomar essa medida. 

"Nós nem cogitamos lockdown novamente, não tem chance. Nós ativamos o modo Covid e para prevenir que isso aconteça, nós estamos incentivando a vacinação e evitar aglomerações"

Alexandre disse que lockdown é uma ação dura para a Prefeitura, população, lojistas e afeta toda economia da cidade. Por isso, ele fará de tudo para não tomar essa decisão. 

O prefeito também afirmou que os bares vão 'dar uma segurada' e as festas também, afinal, são os locais que mais aglomeram pessoas. 

"Não adianta só o poder público agir, se as atitudes forem as mesmas da população. Não podemos repetir as mesmas coisas do ano passado, quem tá doente fica em casa para não transmitir para mais pessoas."

Lotação nos Pronto-socorros

O prefeito explicou que atualmente 50 médicos estão trabalhando e não está sendo suficiente. 

"O problema não é a quantidade de funcionários e sim o volume de pessoas. 50 médicos trabalhando e não estão dando conta. É muita gente todos os dias e a maioria com os mesmos sintomas então eles aguardam horas pelo mesmo diagnóstico"

Alexandre destacou que toda segunda-feira os atendimentos explodem devido o final de semana. Porém isso está mudando, afinal, durante os dias de semana também está tendo muitas pessoas precisando de atendimento. 

Segundo ele, estão sendo registrados cerca de 1.100 atendimentos por dia. No domingo, 980 pessoas foram atendidas e isso é um recorde desde os últimos anos.

"Se a pessoa está com febre, teve um parente que está doente e teve contato, apenas fique em casa. Só vai no pronto-socorro se estiver muito ruim até por que nessa ida, você pode contaminar outras pessoas ou acabar piorando seu estado de saúde. Então está com uma gripe branda? Fique em casa".

Ferreira afirmou que as fiscalizações vão voltar e atuarão principalmente em bares e festas para não aglomerar e manter a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Foto: Reprodução