PopMundi

Inep divulga gabarito oficial das provas do Enem 2021

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

02/12/2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, divulgou os gabaritos oficiais das provas impressa e digital do Enem 2021, realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.

No primeiro dia, os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas e escreverem uma redação.

No segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e matemática.

Uma questão da prova de matemática, que usava como contexto os times campeões da Copa do Brasil até 2018, foi anulada. Ele apareceu como questão 157 na prova rosa e 138, na prova azul; na prova cinza, foi a questão de número 155 e era a de número 178 na prova amarela.

Os gabaritos de todos os cadernos de provas estão disponíveis no site do Inep.

Vale lembrar que, com o gabarito, o estudante só consegue contar quantas questões acertou, mas dá pra saber a nota no exame, já que não é apenas a porcentagem de respostas corretas que determina a nota final.

O sistema de correção de Enem leva em conta também a coerência no desempenho do estudante. Segundo o Inep, ele é capaz de reconhecer os chamados ‘chutes’.

Se um aluno acerta, por exemplo, as 5 questões mais difíceis, mas erra as mais fáceis, o sistema de correção entende que ele provavelmente ‘chutou’ as alternativas, considera o desempenho incoerente e atribuiu uma pontuação reduzida para os acertos.

O resultado final das provas objetivas e da redação será divulgado, segundo cronograma do Inep, só no dia 11 de fevereiro.

Fonte: Agencia Nacional de Noticias