PopMundi

Centro de Reabilitação Pós-Covid apresenta queda nos atendimentos

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

22/10/2021

O CERREC (Centro de Reabilitação Respiratória Pós-Covid), inaugurado pela Prefeitura em julho desde ano, registrou queda nos atendimentos nas últimas semanas.

Segundo a FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), responsável pela gestão da unidade, os indicativos são reflexo da boa cobertura vacinal na cidade e a consequente, diminuição dos pacientes impactados pela doença, o que têm resultado em um número menor de pacientes necessitando  de acompanhamento.

Localizado na rua Antônio Bernardes Pinto, 3.366, na Vila Chico Júlio, é uma unidade que passou a atender pacientes referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde, em processo de recuperação que foram acometidos pela Covid, contando com o suporte de profissionais de Educação Física, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionista.

No primeiro mês, em agosto, foram acolhidos 50 pacientes, no mês seguinte caiu para 30 e, atualmente, cerca de 15 pessoas estão sendo acompanhadas semanalmente.

Pacientes atendidos

O aposentado João Dias Fernandes, morador no Jardim Brasilândia, segue sendo acompanhado no Centro de Reabilitação e aprova o atendimento, que tem ajudado muito em seu processo de recuperação. "O que ainda está ruim é o olfato, mas tenho sentido melhor após as atividades do Cerrec. Estava com dificuldades na movimentação dos pés, mas com as atividades estão voltando ao normal. 

Sua esposa, Cecília Borges Fernandes, também foi acometida pela Covid e passa pelo mesmo processo, com avanços. Ela considerou importante a estrutura montada pela Prefeitura, com educadores físicos, fisioterapeuta, enfermeiros e auxiliares, além da psicóloga ajudando a elevar a auto estima de quem está debilitado.

Aposentada como pespontadeira, Rita de Cássia Rejane Barbosa, mora no Leporace e duas vezes por semana, tem realizado sessões no Centro de Reabilitação e diz estar sentido uma evolução considerável em seu quadro.

Segundo observou, o pessoal é atencioso e tem ajudado bastante com exercícios e, na retomada de alguns movimentos, que estava com dificuldades em fazer, devido a doença.

Foto: Reprodução