close

Escola de Inovadores seleciona 25 projetos na região de Franca

Redação Pop Mundi 23/03/2021 10:46

“Escola de Inovadores” do Centro Paula Souza - curso de extensão gratuito organizado pela Inova CPS, que ensina empreendedores a transformar ideias inovadoras em empresas e startups - está com inscrições abertas até o dia 26 de março pelo site https://inova.cps.sp.gov.br. Em Franca e região, 25 projetos (com até três participantes cada) serão selecionados para participar do curso totalmente on-line e gratuito.

Para participar da “Escola de Inovadores” é muito simples. Basta ter uma ideia de empreendedorismo (produto, serviço, processo ou tecnologia), que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial mercadológico. As inscrições começaram nesta segunda-feira (08/03) e seguem até dia 26, pelo site da Inova CPS https://inova.cps.sp.gov.br.

Os 25 projetos selecionados serão divulgados no dia 29 de março, no site ou por e-mail. O programa começa no dia 10 de abril, com encerramento em 26 de junho. Nesta edição, o curso é totalmente on-line e dividido em 10 módulos, todo sábado, das 9 às 12h, no formato de webinar, totalizando 40 horas.

As oficinas virtuais são ministradas por professores, mentores e profissionais do mercado convidados, com muitas atividades práticas e foco total em desenvolver as ideias. A cada semana será abordado um tema: Saber empreender com atitudes empreendedoras; Legalização Empresarial; Comunicação e Marketing; Tecnologia Aplicada aos Negócios; Inspiração; Ideação; Prototipagem (Produtos e Serviços); Business Model Canvas; Pitch + Clínica de Negócios e Balcão de Mentorias.

Segundo Marcelo Squilante, agente de Inovação do Inova CPS na região de Franca, a economia atual demanda cada vez mais soluções inovadoras, por isso é necessário unir, de maneira multidisciplinar, diferentes temas e serviços para apoiar o desenvolvimento de projetos de negócios sustentáveis e significativos para o bem-estar da comunidade em geral.

“A ‘Escola de Inovadores’ é uma oportunidade para as pessoas transformarem as suas ideias em CNPJ, abrirem suas próprias empresas como soluções para os diversos segmentos como indústria, comércio, educação, agronegócio, saúde, alimentação, entre outros. Principalmente neste cenário de pandemia, o programa oferece todos os caminhos para uma mudança de vida”, diz Marcelo Squilante.

Durante os encontros, os participantes vão ter noções gerais sobre gestão empresarial, criação e manutenção de uma empresa, ferramentas de comunicação e marketing, plataformas de demonstração de produto/serviço. Eles também serão desafiados a pensar no dimensionamento do projeto, a utilizar ferramentas como o brainstorming - para gerar ideias inovadoras -, e de imersão e ideação para trabalhar o conceito prototipagem seguido do MVP (Produto Mínimo Viável).

Ao final das 10 semanas, cada participante vai realizar uma apresentação (pitch) da sua ideia para uma banca examinadora - composta por mentores externos, representantes de ambientes de incubadoras, parques tecnológicos, espaços de coworking - que avaliará a proposta de valor sob vários aspectos, e indicará sugestões de melhorias, com o intuito de gerar parcerias e oportunidades de negócios. Dessa forma, os projetos poderão ser direcionados para a pré-incubação em uma incubadora, aceleradora, ou um parque tecnológico.

Em Franca, o programa é disponibilizado pela unidade da ETEC Dr. Júlio Cardoso, que atende também a região, com apoio da IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca). Por isso, o melhor projeto das regiões de Franca, Ibitinga e Jaboticabal terá a oportunidade de ser incubado, com contrato durante um ano.

“A IMPERA compartilha do mesmo objetivo do Centro Paula Souza, que é incentivar ideias, startups e fomentar o ecossistema empreendedor. Estamos de portas abertas para novos projetos, com base tecnológica e sustentáveis, a fim de contribuir com a estruturação do modelo de negócios e oferecer todo o suporte, orientação e mentoria aos empreendedores”, avalia Jean Dunkl, gestor da Incubadora.

Além disso, os melhores projetos da “Escola de Inovadores” podem dar continuidade ao Programa “Trilha de Empreendedorismo e Inovação”, passando para a segunda etapa “Vitrine Inova CPS” (https://inova.cps.sp.gov.br/) e finalizando com o “Acelera Inova CPS”.

Ouça a entrevista:  

 


Podcasts
06/10/2021
Mensagem Do Dia
06/10/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
04/10/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
01/10/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
01/10/2021
Mensagem Do Dia