Três dias de muita movimentação e exemplos de superação envolvendo atletas locais e de diversas cidades da região com deficiência visual. Isso é o que prometem os organizadores da II Copa de Goalball que será aberta nesta sexta-feira (28) em Franca e segue até domingo (30), com disputas programadas a partir das 8h30 na quadra de esportes da Sociedade de Instrução e Trabalhos para Cegos, localizada na rua Santa Catarina, 802, Vila Izabel.
A promoção tem o apoio da Prefeitura, através da Fundação do Esporte, Arte e Cultura (FEAC), com entrada gratuita. A equipe francana, representada pela Sociedade de Instrução e Trabalhos para Cegos tem como orientadora a técnica Potti, ex-atleta do futebol feminino, a qual se mostra confiante no potencial do time.
O Goalbal é uma modalidade desportiva coletiva, concebida para a prática de pessoas com deficiência visual, podendo, no entanto, ser jogada por quaisquer indivíduos, desde que para isso estejam equipados com vendas homologadas pela Federação Internacional de Desporto para Cegos (IBSA) que anulam qualquer informação visual do jogador.
Nessas disputas em Franca, não será permitida a utilização de vendas e sim óculos de proteção apropriados, com vendas específicas. Cada jogo de Goalbal tem a duração útil de 20 minutos, divididos em duas partes de 10 minutos cada, com 3 minutos de intervalo, disputado por duas equipas de três elementos, em quadra padrão e duas balizas de 9 m de comprimento por 1.30 m de altura. Seu objetivo consiste na marcação de gols através de lançamentos de uma bola com guizos no seu interior.