Eike Batista está tentanto dar uma repaginada em seu visual e reputação. De volta às colunas de celebridades depois de estampado as colunas policias ao ser preso por corrupção, e solto há cerca de um ano, Eike se declara como um homem simples.
“Eu sempre fui humilde. Mas disputei muito com os jornalistas que questionavam meus projetos e o resultado que eles dariam por não entenderem o assunto. Talvez hoje eu seja menos desafiador”, disse ele à jornalista Mara Luquet, em uma entrevista em um vídeo no YouTube.
Além disso, seu tempo livre o proporcionou a possibilidade de contato com o pop nacional, tanto que hoje ele se declara fã de Anitta e seu espírito empreendedor.
“A Anitta estava num programa estes dias e disse: ‘não invisto em bolsa porque isso aí é um risco muito alto. Me impressiona a clareza... 25 anos e entendeu o mercado”, disse.
Para fechar, ele comparou sua estadia na prisão à época em que passou no garimpo, ressaltando que ambas experiências evocam o pior do ser humano.
“Quando eu voltei da Europa e terminei meus estudos, eu fui direto para o garimpo. Não sei se a vida de presídio é diferente da do garimpo, não. Foi uma experiência importante, marcante, me chamou muito a atenção, eu como homem de negócios, percebi que 30% a 40% das pessoas que estão ali não eram pra estar ali. Na cadeia você fomenta o lado ruim do ser humano”.
Para os críticos de plantão, no entanto, as palavras de Eike só mostram o desejo de uma "limpeza de imagem", e não um sentimento real.