Desde o último fim de semana, o espaço “Tenda na Praça” tem tirado as dúvidas da população sobre o desligamento do sinal analógico de TV, a instalação, a sintonização de canais e também realizam o agendamento para a retirada dos kits gratuitos, distribuídos às famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal.
Em Franca e em outros 24 municípios da região, o sinal analógico de TV está previsto para ser desligado em uma nova data, dia 31 de janeiro. Após o desligamento, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal analógico em digital e permite que a TV continue transmitindo a programação.
Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.
A Seja Digital vai distribuir cerca de 75 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, para as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal na região. Destes, mais de 70 mil já foram entregues.
Em Franca, cerca de 29 mil kits já foram distribuídos. Por meio do número do NIS (Número de Identificação Social), é possível realizar o agendamento para retirar o kit em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital.
O atendimento acontece no Quiosque do Artesão, na Praça Barão, no Centro, aos sábados das 9h às 13h.