Considerada um dos principais polos calçadistas do país, vários empresários e autoridades de Franca (SP) marcam presença em mais uma edição da Couromoda, que começou hoje (15) a 18 de janeiro, no Expo Center Norte. Tradicional ponto de encontro do setor, o Espaço Moda Franca recebe a visita de fabricantes, lojistas, representantes comerciais e outros profissionais.
Na ocasião, todo o mercado vai conhecer as novidades da 50ª edição da Francal, que acontece de 16 a 19 de julho.
No estande da Francal, será apresentado também o Preview Verão 2019, evento comemorativo dos 50 Anos agendado para o dia 17 de abril no hotel mais in de São Paulo, o Unique. Exclusivo para convidados, vai contar com a presença dos principais lojistas do País, empresários, lideranças do setor e imprensa especializada para um dia de muito networking.
O evento será marcado por um grande desfile assinado por Patrizia Ramalho com as apostas do Verão 2019 das principais marcas expositoras da Francal 2018, talk show com especialistas em moda e muitas outras ações de relacionamento (não haverá comercialização de produtos).
Turismo na Feira
Além do suporte aos 27 pequenos empresários da cidade, do setor calçadista, que estarão com o estande Espaço Moda Franca, a Prefeitura inova e terá um outro espaço para difundir e projetar os seus potenciais turísticos com o ‘Descubra Franca’ na 45ª Couromoda – Feira de Couro, Artefatos e Calçados, que começa na próxima segunda-feira em São Paulo. A iniciativa é da secretaria de Desenvolvimento e sua Divisão de Turismo, cujo objetivo é fortalecer algumas marcas tradicionais da cidade, mas que nem sempre recebem o destaque que merecem, como o próprio calçado, o basquete, o café, os diamantes, além dos equipamentos históricos.
As equipes de apoio que cuidarão da montagem da estrutura viajam no domingo a tarde. O intuito é fortalecer e projetar os potenciais turísticos da cidade numa área que vem se expandido, que é o turismo e que não vinha tendo a necessária atenção. A exemplo do Espaço Moda Franca, os visitantes entre os dias 15 e 18 poderão acessar um ambiente na feira projetando os principais ícones de identificação do município, como os calçados, café, basquete, lingerie, entre outros.
Pelo menos oito empresas produtoras de café estarão presentes, disponibilizando seus produtos e uma pequena cafeteria será montada, tendo à frente a Associação de Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana (ACMS), com degustação gratuita aos visitantes, num ambiente de acolhimento e marcado pela informalidade. Também com a colaboração de parceiros, serão montadas cestas com brinques que serão distribuídas aos visitantes.
Também será instalada uma cesta de basquetebol na entrada, com opções para o visitante mostrar a sua habilidade realizando alguns arremessos.
Ano animador
O ano de 2018 começa com perspectivas animadoras para a economia de um modo geral e para a o setor calçadista em específico. E a chegada da Couromoda é mais um fator que contribuiu para a melhora deste cenário.
Além dos negócios proporcionados pela feira, que costuma representar cerca de 35% das vendas do ano no segmento, a Couromoda promoveu uma ampla campanha de promoção do calçado como presente no período de final de ano, em especial no Natal. "Certamente a Couromoda teve boa parcela de contribuição na performance positiva do setor em 2017.", enfatiza o Fundador e presidente, Francisco Santos.
Varejo otimista
O presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Marcone Tavares, afirma que o setor registrou um Natal com vendas em níveis muito similares aos de 2016, o que, levando-se em conta o cenário econômico do país, pode ser considerado uma vitória.
Segundo o dirigente, para 2018 as perspectivas são mais positivas. “Em 2017, o varejo de calçados iniciou um forte movimento na mudança de modelo de loja, no qual o tradicional padrão aquário perde espaço para lojas especializadas e de nicho, com forte influência da tecnologia na operação. Essa mudança deve trazer uma melhor performance para o segmento ao longo do ano”, detalha. “E a Couromoda deve contribuir para esta previsão, uma vez que representa o momento em que se iniciam, de fato, os negócios do ano no setor. Além do mais, a feira está cada vez melhor e mais preparada para gerar vendas”, finaliza Tavares.
Indústria em expansão
A exportação de calçados brasileiros cresceu 9,3% em receita em 2017, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Foram comercializados US$ 1,09 bilhão (R$ 3,52 bilhões). A variação do volume vendido para outros países, no entanto, ficou aquém disso: teve alta de 1,2%, com 127,1 milhões de pares embarcados. Os resultados demonstram uma leve melhora do setor em relação a 2016.
A Abicalçados ainda não finalizou suas projeções para 2018, mas prevê estabilidade nos volumes exportados e pequena elevação nos valores, segundo o executivo. "É preciso, no entanto, ter cautela com previsões. Tínhamos uma visão bem mais pessimista para o desempenho do ano passado", lembrou o presidente executivo da Abicalçados, Heitor Klein.
A Couromoda abre no próximo dia 15, no Expo Center Norte, em São Paulo, em cerimonia que deve ter a presença dos Governadores do RS, José Ivo Sartori; do Governador de SP, Geraldo Alckmin; do Prefeito da Cidade de São Paulo, João Dória e de prefeitos dos principais polos produtores + dirigentes da Abicalçados e da Ablac.