Com problemas no coração, pequena Isabelly deixa Hospital após 10 dias

Autor: Marcos de Paula

Fonte:

09/01/2018

Depois de permanecer 10 dias internada, a pequena Isabelly Beatriz Orlando Dias de 2 meses, recebeu alta médica e já está em casa ao lado dos pais.

Ela foi internada no último dia 29 depois de ter seu quadro de saúde agravado. Segundo o pai, Alex Sandro Dias de 26 anos, morador no City Petrópolis em Franca (SP), a filha nasceu com problema cardíaco, sopro no coração.

Ele disse em entrevista à rádio Imperador AM e portal Pop Mundi, que Isabelly precisa passar por uma cirurgia urgentemente. Esse procedimento só é feito em três cidades no Brasil, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo e o valor pode ultrapassar os R$ 100 mil, segundo ele.

“Minha filha precisa operar, a médica disse que o caso é grave. Ela está na fila de espera e eu tenho medo de não conseguirmos o procedimento cirúrgico a tempo”, disse.

Ouça

 Entenda o que é o sopro no coração:

Segundo a cardiologista Ana Luiza Lima, o sopro no coração, na maioria das vezes, não é grave e não causa grandes riscos à saúde, mesmo quando descoberto na infância, sendo que a pessoa pode viver e crescer sem qualquer problema.

Entretanto, em casos mais raros, o sopro também pode ser causado por doenças que alteram de forma grave o funcionamento dos músculos ou das valvas do coração. Nestes casos, geralmente, surgem sintomas como falta de ar, boca ou dedos roxos, palpitações e inchaço no corpo.

A gravidade e a possibilidade de causar risco de morte depende da sua causa e por isso, deve-se consultar o cardiologista para fazer exames como RX de tórax, Eletrocardiograma e Ecocardiograma, por exemplo, para identificar se o sopro está acontecendo por alguma doença.

Nestes casos, o tratamento é feito de acordo com a causa, e inclui o uso de remédios ou, em alguns casos, de um procedimento cirúrgico para corrigir o defeito no coração. Entretanto, na maioria das vezes, o sopro cardíaco é imperceptível, e apenas é detectado na consulta com o clínico geral ou cardiologista.