A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa. A obra, iniciada em agosto de 2014, teve custo total de R$ 9,8 milhões, investidos pelo Governo do Estado.
O imóvel, de três pavimentos, foi construído em terreno de 10.740 m², doado pela Prefeitura. Tem 3.385,95 m² de área construída, a maior parte destinada ao Tribunal de Justiça, e dispõe ainda de espaços para o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, além de área para psicólogas e assistentes sociais e para posto bancário.
O novo Fórum é servido por elevador e atende às normas de acessibilidade, inclusive com sanitários para pessoas com necessidades especiais em todos os pavimentos. Dispõe, ainda, de estacionamento com 60 vagas.
Com a entrega do prédio, cabe, agora, ao Tribunal de Justiça mobiliar e ocupar o imóvel. O prédio do novo Fórum está localizado na Rua Vera Lúcia Flora, s/n°, no Jardim Canadá. Tem capacidade para abrigar até três Varas, além do Juizado Especial.