Pai e filho são presos com 310 quilos de carnes de abate clandestino

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

24/08/2017

Uma operação foi realizada na manhã desta quinta-feira (24) pela Polícia Civil em conjunto com Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) para cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma fazenda utilizada para abate clandestino na região do Jardim Guanabara, na zona norte de Franca (SP).

As equipes cercaram a propriedade que fica às margens da Rodovia Cândido Portinari e durante vistoria foram apreendidos 310 quilos de carnes de animais abatidos de forma clandestina.

Os alimentos estavam armazenados em um freezer de maneira imprópria, sem os cuidados necessários para evitar contaminação para quem consumir o produto. Nos fundos da propriedade e próximo a um chiqueiro, os equipamentos como ganchos, machados e correntes usados no abate foram apreendidos.

De acordo com o fiscal da vigilância sanitária, André Szabo, os animais eram mortos e dependurados em uma árvore.  Tudo era feito sem qualquer tipo de higiene e no chão ainda havia sinais de sangue.

Em um galpão próximo a um curral, foi encontrada a pele de um bovino. Ainda durante a vistoria, policiais militares apreenderam um revólver calibre 22 e mais de 100 cápsulas de calibres diferentes.

A denúncia foi feita ao Conselho Municipal de Segurança que encaminhou o caso as autoridades. Em entrevista ao repórter Samuel Cintra pela Rádio Imperador AM 920 e Pop Mundi, o presidente, Antônio Carlos Lima, disse que “a preocupação é quanto a distribuição dessas carnes para outros estabelecimentos na cidade” explicou.

Ouça a entrevista completa 

O dono da propriedade e o filho foram presos e vão responder por crime contra saúde pública e posse ilegal de arma. Em depoimento eles negaram a prática dos crimes e disseram que as carnes seriam para consumo próprio. Depois de pesadas a grande quantidade de alimentos foi descartada no aterro sanitário de Franca.