A Polícia Federal, por meio do Núcleo de Cooperação Policial Internacional e do Escritório Regional da Interpol em São Paulo, prendeu nesta quinta-feira, 17 um cidadão turco foragido internacional. Ele é condenado na Turquia por abuso sexual qualificado de criança e privação de liberdade.
O homem, que vivia no Brasil, estava com Difusão Vermelha emitida pela Interpol a pedido das autoridades turcas. O Supremo Tribunal Federal (STF) já havia expedido um mandado de prisão para extradição, permitindo que a Polícia Federal realizasse a captura.
Crimes e condenação
As autoridades turcas condenaram o foragido a 9 anos e 2 meses de prisão por crimes relacionados ao abuso sexual qualificado contra uma criança, além da privação de liberdade. A Difusão Vermelha emitida pela Interpol foi um pedido de cooperação internacional para localizar e prender o criminoso, permitindo sua extradição para cumprimento da pena em seu país de origem.
Processo de extradição
Com a prisão realizada no Brasil, o processo de extradição será analisado pelo STF. A Suprema Corte deve seguir com os trâmites legais para o condenado ser devolvido à Turquia, onde deverá cumprir a sentença imposta.