Manejo integrado de pragas terá destaque na Agrishow

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

08/04/2014

Na Agrishow deste ano, a parceria entre a feira e a Embrapa no Núcleo de Tecnologia e Demonstração de Campo, onde são realizadas as experiências práticas, foi reforçada e se concentrará nas demonstrações sobre o manejo integrado de pragas, com foco especial no combate à helicoverpa, lagarta que tem preocupado produtores, especialistas no assunto e entidades governamentais.

- Nossos técnicos estarão de plantão para tirar todas as dúvidas e fazer os esclarecimentos necessários para os produtores em relação à melhor forma de controlar a proliferação de pragas, em especial, a helicoverpa - informa o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente, Ladislau Skorupa.

Segundo ele, na dinâmica de campo com foco na helicoverpa serão passadas informações sobre a melhor forma de fazer a calibração de alvo para aplicação mecanizada do defensivo em cultura de soja.

- Para esta dinâmica de campo, estamos convidando empresas do segmento de máquinas e equipamentos destinados à pulverização - explica Skorupa.

Além das demonstrações práticas sobre o manejo integrado de pragas, os especialistas também farão apresentações teóricas, passando informações sobre as pragas, os danos causados em diversas culturas, sua identificação e a estratégia de combate recomendada pelos técnicos da instituição.

A apresentação do Manejo Integrado de Pragas (MIP) também será feita nas áreas dos plots e em tendas satélites, abordando e detalhando o conceito. Haverá ainda uma dinâmica de coleta e identificação de insetos benéficos às culturas.

Além da atenção especial à helicoverpa, também serão apresentadas na  Agrishow 2014 as seguintes tecnologias: arborização de pastagens; compostagem doméstica; Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (Somabrasil); Projeto Pecus, que é uma avaliação do balanço entre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e os sumidouros ("sequestro") de carbono dos vários sistemas de produção da pecuária; Fertilizante Organomineral de Cama de Frango; Biblioteca Embrapa, com venda de publicações técnicas; maquete conceitual sobre Integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF); entre outras atividades.

Além da tenda, haverá um espaço voltado para as tecnologias aplicadas à agricultura familiar, como, por exemplo, aquelas destinadas a saneamento básico rural; desinfecção de solo; compostagem doméstica; abelhas e polinização de culturas, entre outras.

Veja também:

Durante a Agrishow, motéis funcionam como opção de hospedagem