São Joaquim da Barra passa a fazer parte do Cadastro Ambiental Rural de São Paulo

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

02/04/2014

A cidade de São Joaquim da Barra recebeu os equipamentos necessários para permitir e facilitar a inscrição das propriedades e posses rurais no Sistema de Cadastro Ambiental Rural do estado de São Paulo (SICAR/SP). Participam do Sistema os municípios com até 50 mil habitantes.

car

O CAR foi criado com a aprovação do novo Código Florestal e será obrigatório para todos os proprietários rurais. O Cadastro será essencial aos produtores rurais em vários momentos como na ocasião em que forem solicitar crédito. O Sistema é o primeiro passo para auxiliar os produtores na adequação de suas propriedades rurais ao novo Código Florestal.

Ele é um cadastro eletrônico com informações autodeclaratórias, como a declaração do Imposto de Renda e de responsabilidade do proprietário rural. O CAR ficará sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e de sua autarquia, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Além de conter os dados básicos da propriedade ou posse rural, como endereço e área total, ele também terá a apresentação de um croqui, que poderá ser feito pelo interessado com a ajuda de uma foto aérea de boa resolução que estará disponível no próprio sistema. Através desta foto, o produtor poderá "desenhar" a sua propriedade, especificando os pontos de rios, nascentes, áreas de preservação permanente, áreas de produção, reserva legal, benfeitorias, entre outros itens. Isso facilitará no momento de adequação ao novo Código Florestal.

Veja também:

Produção industrial cresce pelo segundo mês consecutivo

Fenasucro divulga programação de sua 22ª edição