Vendas do comércio de Ribeirão Preto têm resultado positivo em fevereiro

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

26/03/2014

As vendas do comércio de Ribeirão Preto tiveram alta de 0,44% em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são da Pesquisa Movimento do Comércio, realizada mensalmente pelo Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto.

 Entre as empresas entrevistadas, 55,6% declararam que venderam mais em fevereiro de 2014 do que em fevereiro de 2013, enquanto 40,0% disseram o contrário e 4,4% consideraram que as vendas foram equivalentes nos dois períodos. "A variação é pequena, mas positiva, e nela pesou o bom resultado do setor de Calçados, uma vez que um número maior de segmentos obteve resultados negativos", afirma Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp e responsável pela pesquisa.

O setor de Calçados teve o melhor desempenho de vendas, com crescimento de 10,38%, seguido por Cine/foto (+3,92%), Eletrodomésticos (+3,40%) e Vestuário (+2,21%). Os setores que tiveram variação negativa nas vendas são os de Móveis (-5,20%), Livraria/papelaria (-3,42%), Presentes (-2,70%), Tecidos/enxoval (-1,50%) e Ótica (-0,78%). "Com o segundo pior resultado, o setor de Livraria/papelaria, que costuma ter seu período sazonal nesta época do ano, foi prejudicado pelo atraso na liberação das listas de materiais da rede pública de ensino. Isso acabou adiando a compra de material didático para cerca de 40 mil alunos que  devem contribuir para o aumento das vendas no mês de março", observa Rodrigues.

Em relação ao emprego, a variação foi de -0,33% em fevereiro. Entre as empresas entrevistadas, 97,8% declararam que não alteraram seus quadros durante o mês, enquanto 2,2% demitiram nesse período e nenhuma das entrevistadas disse ter contratado durante o mês. O setor de Livraria/papelaria reduziu seus quadros em -8,45% no período, movimento esperado devido à devolução dos funcionários temporários ao mercado de trabalho.

Análise - Segundo o economista, em um ano em que o carnaval não caiu no mês de fevereiro, era de se esperar um resultado melhor para o comércio, no entanto, o que se percebeu no período foi um comportamento mais cauteloso por parte dos consumidores. "Além disso, as notícias econômicas não têm contribuído para melhorar a expectativa dos agentes, mesmo com a proximidade da Copa do Mundo de Futebol. Olhando para frente, com o carnaval tendo ocorrido no início de março, a expectativa é que esse seja outro mês 'morno' no que se refere às vendas do comércio, no entanto, a partir de abril o consumo deve começar a se aquecer com o país entrando definitivamente no clima da Copa", finaliza.

Veja também:

Inflação volta a avançar com mais força em São Paulo

Receita prevê crescimento de 3,5% na arrecadação de 2014