Foto: Rsvariedades
A morte de 234 pessoas no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, causou uma comoção de âmbito mundial. Diversos líderes enviaram mensagens de apoio e solidariedade ao Brasil.
Alfredo Moreno, ministro das Relações Exteriores do Chile, lamentou o fato: "Creio que isso não apenas enluta esse lugar, como a todos os nossos países. É lamentável que tanta gente jovem tenha sido atingida por uma tragédia tão grande".
Sebastián Piñera, presidente do Chile, pediu aos chefes de estado "reflexão e solidariedade com o povo brasileiro pela tragédia".
As autoridades colombianas também se pronunciaram e transmitiram sua solidariedade aos familiares dos mortos e feridos.
Aníbal Cavaco Silva, presidente da República de Portugal enviou uma carta de carta de condolências à presidenta Dilma Rousseff e aos parentes das vítimas: "Com profunda consternação tomo conhecimento das trágicas consequências provocadas pelo incêndio numa discoteca, em Santa Maria, transmito meu profundo pesar e solidariedade às famílias das vítimas e ao povo brasileiro".
O governo do México também enviou uma mensagem aos brasileiros: "Através da Secretaria de Relações Exteriores (SRE), expressa suas mais sentidas condolências ao governo e ao povo do Brasil e, em especial aos familiares das vítimas do infeliz incêndio".
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também ficou abalado com o incêndio.
Hong Lei, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, mandou uma mensagem em nome do país: "Sentimos profunda dor pelo grande número de vítimas causadas pelo incêndio e manifestamos o nosso sentido pesar".
Em mensagem do Kremlin, o presidente russo, Vladimir Putin, enviou suas condolências e se mostrou consternado pelo número de vítimas e pelo fato de serem em sua maioria jovens. Ele ainda desejou melhoras aos feridos.
Hugo Swire, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, lamentou a tragédia: "Estou profundamente entristecido com as notícias do acidente trágico em Santa Maria. Meus sentimentos e sinceras condolências às famílias e pessoas queridas daqueles que perderam suas vidas e desejo uma recuperação rápida às centenas de feridos que estão sendo tratados em hospitais".
O papa Bento XVI enviou um telegrama para o arcebispo de Santa Maria, Dom Helio Adelar Rubert, no qual se mostrou consternado com "a trágica morte de centenas de jovens no incêndio".
Saiba mais:
Tragédia: 231 mortos em Santa Maria/RS
Gurizada Fandangueira era famosa por usar efeitos pirotécnicos
Músicos x Testemunhas: Relatos da tragédia de Santa Maria
Presidenta Dilma Rousseff se pronuncia sobre a tragédia de Santa Maria/RS
Santa Maria: "Culpados" são presos
Sobreviventes relatam os momentos de angústia
Advogados da boate divulgam nota em solidariedade às vítimas da tragédia de Santa Maria/RS
Santa Maria: Bens de donos da boate são bloqueados
Casas noturnas de sócio são investigadas em Santa Maria
Marcha silenciosa homenageia os jovens mortos no incêndio em Santa Maria
Santa Maria: ''A legislação gaúcha não é eficaz'', afirma engenheiro
Santa Maria: Ministério Público não vê motivos para prorrogar prisões
RS: Banda comprou fogos impróprios para a apresentação na boate