Um grupo de opositores do governo ucraniano ocupou e assumiu o controle do palácio presidencial em Kiev neste sábado. Segundo afirmam líderes do parlamento, o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, abandonou a capital um dia depois do acordo firmado entre o presidente e a oposição que tenta acabar com a onda de violência no país.
Kiev está sendo controlado pela população/ Foto: reproduçãoVitali Klitschko, um dos três líderes oposicionistas que assinaram o acordo para pôr fim à violência na Ucrânia, reforçou a tese de que o presidente havia abandonado Kiev, mas afirmou que o paradeiro dele ainda é desconhecido. "Ele saiu da capital", disse o líder ao Parlamento, após reportagens locais sugerirem que Yanukovich havia se deslocado para o leste do país. Membros da oposição especulam que Yanukovych tenha ido para Kharkiv, na parte nordeste da Ucrânia.
Não está claro se Yanukovich já iniciou uma transição política ou apenas deixou a sede presidencial diante da pressão de manifestantes. Segundo informações do jornal The New York Times, membros de um grupo de oposição da cidade de Lviv chamados de "The 31st Hundred" (a Trigésima Primeira Centena, em português), -- carregando porretes e alguns deles portando máscaras -- controlavam as entradas do prédio presidencial na manhã deste sábado. Eles não ocupavam o interior do edifício, mas mantinham membros no entorno do palácio. O grupo teve a garantia dos chefes de segurança do governo de que não serão mais alvo de disparos.
Fonte: Estadão
Veja mais: