Uma longa tradição tornou-se alvo da ONG americana PETA (People for the Ethical Treatment of Animals). Em um apelo à população, a organização pede ajuda em protesto contra um jogo de basquete com a participação de burros, em Brunswick, Ohio, marcado para 19 de fevereiro.
O cruel jogo - chamado Donkeyball - tem como objetivo arrecadar dinheiro para uma festa pós-formatura dos estudantes da escola de Brunswick e terá a participação de professores, membros do conselho local e escolar. Este tipo de evento é praticado em escolas americanas desde 1930. Empresas particulares fornecem os animais e equipamentos para que a competição aconteça.
Jogos são tradição desde 1930 / Foto: reproduçãoNo total são 4 equipes, com 8 jogadores cada e 32 burros. As regras são semelhantes às do basquete tradicional. A PETA diz que os burros sofrem devido às multidões ensurdecedoras, luzes ofuscantes e caos geral. Os animais são puxados pelas rédeas, agredidos verbalmente, chicoteados, chutados e montados freneticamente pelos participantes que se esforçam para marcar cestas contra os times opostos.
Veja também: