Ataques com barris de explosivos matam ao menos 46 pessoas na Síria

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

02/02/2014

Pelo menos 46 civis, entre os quais treze crianças, morreram no último sábado (1) quando helicópteros do exército sírio lançaram barris repletos de explosivos na cidade de Aleppo, segundo o OSDH (Observatório Sírio dos Direitos Humanos).

Trinta e três vítimas morreram no bairro de Tarik al Bab, no leste de Aleppo, informou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Os barris cheios de explosivos são lançados de aviões ou helicópteros. Os Estados Unidos, a União Europeia e a Liga Árabe condenaram seu uso e a ONG Observatório dos Direitos Humanos os tachou de "ilegais".

Oito combatentes do grupo rebelde da Frente al Norsa morreram em um bombardeio similar no bairro de Chaar, no leste de Aleppo, segundo o OSDH.

As tropas do regime controlam os bairros do oeste de Aleppo e tentam tomar o leste da cidade, sob controle dos rebeldes.

Mais de cem mil pessoas morreram em quase três anos de conflito na Síria, onde os combates não têm trégua, contabiliza o OSDH.

Segundo o último balanço desta ONG sediada na Grã-Bretanha, o conflito iniciado em 15 de março de 2011, com uma rebelião, matou pelo menos 136.227 pessoas, entre as quais 47.998 civis. O OSDH se baseia em uma ampla rede de ativistas e fontes médicas em toda a Síria.

Janeiro foi um dos meses mais sangrentos desde o início dos confrontos, segundo Rahman.

No balanço anterior, de 31 de dezembro, a organização registrou 130.433 mortos, mas os últimos combates entre rebeldes e forças do regime, e entre insurgentes e jihadistas, deixaram cerca de 6.000 mortos.

Fonte: Folha de São Paulo

Veja também:

Candidatos a mestrado nos EUA têm até hoje para se inscrever

Cidadãos de Fukushima processam fabricantes de componentes de usina