Serasa orienta inadimplente a renegociar suas dívidas

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

26/12/2013

dividaFalta pouco para terminar o ano de 2013 e muitos consumidores já tentam organizar o orçamento para não começarem o ano novo como inadimplentes. Segundo os economistas da Serasa Experian, ainda dá tempo de o consumidor renegociar suas dívidas atrasadas e entrar em 2014 no azul. A negociação, diretamente com a empresa para a qual o cidadão está devendo, pode ser feita a qualquer hora do dia, por meio do serviço "Limpa Nome Online" da Serasa.

O primeiro passo para uma renegociação bem sucedida é colocar na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Com esse planejamento, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada com a empresa. Segundo os economistas, o importante é que, depois de feito o acordo, a dívida caiba no bolso do cidadão. Eles recomendam ainda a utilização do 13º salário e algum dinheiro extra de fim de ano para renegociar essas pendências.

Lançado no ano passado, o "Limpa Nome Online" da Serasa Experian conta com a participação de cerca de 90 empresas de diferentes setores - entre eles, grandes grupos varejistas, distribuidoras de energia, empresas de telecomunicações, instituições de ensino, cartões de crédito, grandes bancos e instituições financeiras.

O procedimento é simples: basta acessar o site, se cadastrar e verificar a lista de empresas participantes. Caso esteja em débito com alguma delas, o cidadão pode proceder à negociação. Ao entrar no site, será disponibilizada a relação de dívidas registradas na base de dados, permitindo que o consumidor escolha quais pendências deseja regularizar, negociando a forma e as condições de pagamento que melhor se encaixam no seu orçamento.

Leia também:

Espírito Santo tem 21 mortos vítimas das chuvas

Dilma viaja para Base Naval de Aratu, onde passa o réveillon