O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Minas Gerais, Adriano Magalhães, afirmou, durante encontro com jornalistas, em Belo Horizonte, na sexta-feira (20), que em 2014, o orçamento para o meio ambiente será de cerca de R$ 340 milhões. Os recursos serão geridos pelas quatro instituições que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
Uma das novidades para 2014 será o Cadastro Ambiental Rural (CAR) / Foto: ReproduçãoOs órgãos do Sisema, juntos, são responsáveis pelo Programa Qualidade Ambiental do Governo de Minas que direciona e coordena os investimentos e esforços nas diversas áreas da gestão ambiental. O programa é dividido em seis Projetos Estratégicos: 'Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga', 'Redução e Valorização de Resíduos', Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas', 'Revitalização das bacias do rio Doce, Paraopeba e outras bacias', 'Meta 2014' e a 'Rota das Grutas Peter Lund'.
Uma das novidades apresentadas por Adriano, para o próximo ano, é o reforço de cerca de mil novos funcionários para o Sisema, aprovados em concurso público, em 2013, destinado a selecionar candidatos para o provimento de 392 cargos das carreiras de Gestor Ambiental e Analista Ambiental. Além dele, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou outro concurso que destinará 600 novos funcionários para a área administrativa do Sisema. "O cronograma do concurso está sendo rigorosamente cumprido e a previsão para homologação é até fevereiro de 2014 e partir daí, começa posse dos novos concursados", afirma Magalhães.