O rodízio municipal de veículos da capital paulista, chamado de Operação Horário de Pico, estará suspenso a partir desta quinta-feira (26) para veículos de passeio e caminhões. A liberação do rodízio ocorre entre os dias 26 de dezembro e 10 de janeiro. No entanto, como é feriado de Natal nesta quarta-feira, os carros já podem trafegar normalmente pelas vias.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) informou que a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), que são zonas de restrição à circulação de caminhões e ônibus particulares, continuam ativas nesse período.
A restrição de veículos voltará a vigorar em São Paulo no dia 13 de janeiro, uma segunda-feira, em razão do aumento do fluxo nas vias da cidade. A operação restringe a circulação de veículos no Minianel Viário da capital nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.
O Minianel Viário, conhecido como Centro expandido, é formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
O motorista que circula em locais e horários não permitidos comete infração de trânsito de nível médio, que resulta em multa de R$ 85,13 e acréscimo de quatro pontos na carteira de habilitação.
Veja também: