Tiro mata idoso durante confusão com policiais da UPP

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

19/12/2013

Moradores da favela Mandela 2 e policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Manguinhos, zona norte, se envolveram em uma confusão por volta das 21h desta quarta-feira, 18, que terminou com a morte de José Joaquim de Santana, de 81 anos. Santana levou um tiro na cabeça quando estava na varanda de casa e morreu no local. Segundo moradores o disparo foi feito pelos policiais.

Revoltados com a morte do idoso, moradores fecharam a Avenida Leopoldo Bulhões, em Bonsucesso, zona norte, por cerca de 30 minutos.

De acordo com o Comando das UPPs, os agentes da unidade do Arará/Mandela revistavam três suspeitos na localidade conhecida como Predinhos e encontraram uma quantidade ainda não contabilizada de maconha. Enquanto levavam os detidos para a delegacia, a população atirou pedras e objetos contra os policiais e uma viatura para impedir a ação. Os PMs chegaram a usar gás de pimenta contra os moradores.

Durante a confusão, os policiais fizeram diversos disparos para o alto e um dos tiros atingiu Santana. O comandante da UPP Arará/Mandela, capitão Paulo Ramos, abriu inquérito para verificar a ocorrência. O policial já foi identificado, mas não teve o nome revelado, e a arma dele foi colocada à disposição para ser periciada. Todos os policiais envolvidos na confusão serão afastados das operações de rua até a conclusão do inquérito.

Quatro policiais tiveram ferimentos leves. O policiamento foi reforçado na região com agentes de diversas UPPs. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios (DH).

Nesta quinta-feira, 19, a Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) comemora cinco anos de implantação da primeira UPP, na comunidade Santa Marta, em Botafogo, zona sul. 

Fonte: Agência Estado

Veja também:

Taxa de desemprego cai e fecha novembro em 4,6%