Tecnologia sustentável produz telhas sem amianto

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

15/12/2013

telhas longa vidaUma pesquisa elaborada na Escola Politécnica da USP conseguiu apresentar uma alternativa mais sustentável para o processo de produção de telhas de fibrocimento. A proposta, da tese de doutorado defendida por Cleber Marcos Ribeiro Dias, é reduzir o uso de fibras sintéticas - que já são utilizadas como alternativa ao amianto - na composição do fibrocimento. As fibras possuem um alto valor no mercado, que encarece o preço final da telha.

O amianto, por suas propriedades de resistência, qualidade e durabilidade, é largamente usado na fabricação de telhas. Contudo, tanto a sua manipulação pelos trabalhadores como sua utilização por consumidores pode ocasionar sérios problemas de saúde. Devido a isto, muitos países já o proibiram em seus territórios.

Em seu estudo, Cleber desenvolveu uma maneira de reduzir a quantidade de fibras sintéticas no fibrocimento sem que ele sofra alterações em seu desempenho. "Focamos em desenvolver uma forma de aperfeiçoar o emprego das fibras, reduzindo o teor deste material nos produtos de fibrocimento sem alterar o desempenho. Obtivemos o conhecimento de que a natureza já faz isso. Alguns organismos naturais são otimizados dessa forma, o que fizemos foi imitar o que a natureza já faz", explicou.

Leia também:

Legislativo paulista aprova projeto que proíbe testes para cosméticos em animais

Batatais promove concurso de decoração natalina