Rei Charles III é hostilizado durante visita à Austrália

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

22/10/2024

 

Durante a visita do Rei Charles III ao parlamento australiano nesta segunda-feira, 21, uma senadora de origem aborígene gritou frases anti-coloniais e fez referência ao genocídio causado pela coroa britânica ao povo aborígene.

Charles havia acabado de discursar no parlamento durante sua visita de nove dias pelo território australiano. O país foi colônia britânica por mais de um século, durante o qual milhares de aborígenes foram mortos, conforme se referiu a senadora Lidia Thorpe.

“Dê-nos o que você roubou de nós: nossos ossos, nossos crânios, nossos bebês, nosso povo!”, afirmou ela, vestida com trajes típicos de seu povo. “Você destruiu nossa terra, dê-nos um tratado! Queremos um tratado, queremos um tratado com este país”.

“Esta não é sua terra, esta não é sua terra. Você não é meu rei, você não é nosso rei”.

“Devolvam nossas terras, devolvam o que vocês roubaram”, gritou enquanto era retirada por seguranças

Embora tenha conseguido a independência em 1901, a Austrália não é uma república de direito pleno, assim Charles III é chefe de estado do país.

Durante seu discurso, o monarca cobrou que a Austrália ocupe um papel maior na liderança contra as mudanças climáticas.

“É do interesse de todos nós, sermos bons administradores do mundo e bons ancestrais para aqueles que virão depois de nós. Porque estamos todos conectados, tanto como uma comunidade global, quanto com tudo que sustenta a vida. Essa é a sabedoria atemporal dos povos indígenas em todo o mundo da qual cada um de nós pode se beneficiar”.

Apesar do momento de tensão, o Palácio de Buckinhan afirmou que rei e a rainha gostaram de visitar o país.

“O rei e a rainha ficaram profundamente tocados ao ver e ouvir milhares de pessoas que compareceram a Sydney e Canberra para vê-los”.